quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rota do Mel - Mondim de Basto em GPS (o Póvoa BTT esteve lá!)

"…só apetece mesmo dizer, para quem não foi, “fosses, nem sabes o que perdes-te!!!”.

Pois bem. Se a cada passeio ou saída comemorativa de algo mais ou menos assinalável existe sempre muito para contar e registar – quer sejam pelos percursos, pelas dificuldades, pela natureza, pelos contratempos e avarias, pelas quedas, tombos ou lesões, ou mesmo pelo prazer da companhia – do evento identificado em epígrafe resulta uma questão que a muitos indignará, a outros pesará na consciência e a muitos mais incutirá o desejo de visitarem a seguinte página e efectuarem a inscrição no próximo evento: http://www.transmixoes.pt.vu/.

Mas quem será o pai da criança? Ops, não era isto, mas sim: Como é possível tudo isto por 5,00 €?

O Póvoa BTT esteve lá, em Mondim de Basto, e fomos unânimes em que, um dia a breve trecho, lá regressaremos para percorrer tão belos trilhos e paisagens!

O dia amanheceu com muito sol, embora com um vento muito gélido e não fosse o timoneiro enveredar, ainda ao volante das viaturas automóveis, alguns kms em direcção a Cabeceiras de Basto, em vez de Mondim de Basto, e estava a ver que as coisas não aqueciam!!!


Desenganem-se os que ainda pensam que apenas a Póvoa, ou a costa litoral norte, é que é assolada por “nortadas”. E pese embora a temperatura fosse, quase sempre, superior aos 24ºC, o certo é que muitos alinharam à partida com roupa, ainda, de inverno.

A altimetria, coadjuvada com os GPS, não enganava! Havia que subir, escalar algumas vezes, o Monte Farinha, mormente apelidado de Sra. da Graça. Se por estrada alcatroada se percorrem longos e duríssimos 7 kms, que alguns outros participantes optaram, desta feita havia que cursar por estradões, Geiras Romanas, trilhos e algum asfalto nas extremidades durante mais de 11 kms!

Reconfortante e retemperador para as vistas e mais ainda para os estômagos dos menos incautos, esperava-nos deslumbrantes panoramas e uma degustação do produto que daria nome ao passeio – o Mel!

MONTE FARINHA – SRA. DA GRAÇA – prova de mel com broa


MONTE FARINHA – SRA. DA GRAÇA – foto de família



Ultrapassada a primeira grande dificuldade do dia, havia então que fazer parte da subida, em sentido exactamente contrário, por forma a enveredar-mos por paisagens que as fotos seguintes descrevem…

Depois, quando nada previa que assim fosse e volvidos que estavam cerca de 25 km, o grupo foi forçado a parar na sede da Junta de Freguesia de Bilhó… e ainda com saldo dos mesmos 5,00€ de inscrição foi servido o almoço…

JUNTA DE FREGUESIA DE BILHÓ - almoço

Assim, com os reforços alimentares que havíamos carregado nos bolsos praticamente intocáveis, e “empurrados” para fora da sede da Junta, uma vez que havia pessoal que queria desde logo esgotar o saldo da inscrição, “botamos” pés ao caminho em direcção ao tão falado, mesmo antes da partida, single track junto à levada que nos conduziria às Fisgas!

E para provar que o Club tem os seus créditos bem cotados, houve mesmo quem se “colasse”, por muitos kms aos 2 GPS que transportávamos mesmo depois de vários avisos que a malta tinha cumprido a 4.ª classe à noite!

Pelo meio, e como estamos na zona do país mais hospitaleira, não só de fama mas com certeza de verdade, muitos houve que foram obrigados a provar vinho tinto dos habitantes locais quase directamente da uva, tal era o odor que emanava das canecas de cerâmica: “A senhora se vai oferecer vinho a esta gente toda vai ficar sem nada! Tenho 5 000 litros de vinho, e já que não o consigo vender, ofereço-o!!!”.

Assinala-se também a célere resposta que obtivemos por parte da organização, quando a cerca de 3 kms do ponto de chegada o aperto da roda traseira de uma das Lapierre’s (fraquinhas) cedeu obrigando bicicleta e ciclista a serem transportados com recurso a uma carrinha - 5 estrelas!!!

Por fim, foi disponibilizado pelos mesmos 5,00€ banhos e almoço, apenas atribulados face a um ajuntamento de rodas finas que, coincidentemente, tinham desfecho em lugar comum.


Pelo muito que foi percorrido, pelas imagens vivas propiciadas, pelo rácio custo-benefício, pelo esforço dos habitantes locais em fazer-nos sentir em casa e muito por culpa da companhia de quem marcou presença, agradece-se a dedicação, o empenho e a vontade de quem, a título gratuito, teima em levar a bom porto estes eventos!

Obrigado e até breve, muito breve…"

O Cronista

14 comentários:

Anónimo disse...

meus caros amigos ,fica para a próxima


zé gomes

Rafael disse...

Bem... Estou a ver que perdi um bom passeio...
Mas nada que não se resolva... Quando querem voltar???

Estou a ver que correu tudo muito bem... Eu tambem estive pro lá, mas do outro lado (roda fina)... O meu passeio, ficou um pouco aquém das expectativas (ou eu com poucas pernas!!)

Parceiro Zé... Andas desaperecido!!! Temos que começar a preparar-nos para as 24h!!!! Este ano temos de sacar o 1º lugar!!!!

Abraço:)))

Paulo Vieira disse...

Estou banhado em lágrimas... Buuaaa... Muito comovido com esta crónica muito bonita, mesmo depois de ter levado com a censura continua linda!
Sim ela foi censurada!!! Buuaaa...
Pois na parte em que o cronista diz
( “empurrados” para fora da sede da Junta)
No texto original estava (com os reforços alimentares que havíamos carregado nos bolsos praticamente intocáveis, e empurrado "com 8 SANDES DE CHOURIÇO NO BUCHO" para fora da sede da Junta)
Buuaaa...
Vou continuar a chorar na cama.
BUUAAAA...

Abraço a todos os que partilharam comigo esta aventura!

Até a próxima

Paulo Vieira

caracol disse...

Eu bem disse que devíamos esperar pela bola de carne e pelo surtido!!!
Para a próxima fico la ah espera.
Eu só comi 2 trigos um caldo verde e bubi 2 maurgas de binho. Fiquei com fome!!! Nunca mais vou com estes gajos sempre com pressa. Fogo.
Rafa voltamos la mas tens que levar o abastecimento. Tem que ter caldo verde, bola de carne e binho para inpurrar carago.

jmcarnei disse...

sopa de nabais ou de nabos ou de nabiças. dá bem pra ver. e servida do pote de ferro. por isso eles aguentaram aquilo. gajos k vão à Sra da Graça só com sopa é k se aguentam.
att k há gajos infiltrados. dá pra ver pelo jersey de alguns.

Anónimo disse...

Eu juro que tentei mas isto é palha a mais para mim.!!!!!!!!!!

Não consigo ler isso tudo e ainda por cima este sr continua a escrever com palavras que eu tenho de ir ao dicionário para saber o seu significado.

Quando quiserem la ir avisem para eu inventar uma desculpa tipo aquelas que o Carneiro e o Toze costumam arranjar para não poder ir.

Ao que parece e depois de alguns fins de semana de desencontros no prox Domingo vai o plutão todo e pk eu ando farto de vos aturar vou para a estrada.

E Só para meter nojo vou carregar no rato 2 vezes para ficarem 2 msg.

Um abraço (só para o Paulo)
DZ

Anónimo disse...

Eu juro que tentei mas isto é palha a mais para mim.!!!!!!!!!!

Não consigo ler isso tudo e ainda por cima este sr continua a escrever com palavras que eu tenho de ir ao dicionário para saber o seu significado.

Quando quiserem la ir avisem para eu inventar uma desculpa tipo aquelas que o Carneiro e o Toze costumam arranjar para não poder ir.

Ao que parece e depois de alguns fins de semana de desencontros no prox Domingo vai o plutão todo e pk eu ando farto de vos aturar vou para a estrada.

E Só para meter nojo vou carregar no rato 2 vezes para ficarem 2 msg.

Um abraço (só para o Paulo)
DZ

jmcarnei disse...

acho que vai o plutão, o marte, o jupiter e o vénus.
INGUENORANTE. ESTUDASSES.

Anónimo disse...

parceiro rafa

já estou de volta, compromissos profissionais, mas com vontade de treinar para as 24 horas

zé gomes

Anónimo disse...

Carneiro prometo que vou tentar pelas novas oportunidades acabar a 4a classe mas não vai ser fácil.


Mas também te deixo aqui os meus dotes de pesquisa google e então:

"O pelotão é um tipo de unidade militar, tipicamente composta por entre 20 e 50 soldados"

Visto que nos somos normalmente um numero inferior a 20 não somos um PELOTÃO

"Plutão (do grego antigo Pluto = rico) ou Dis (do latim dives = rico) é como ficou conhecido o deus dos mortos na mitologia romana, após a introdução dos mitos e da literatura gregas; é que, originalmente, não possuíam os romanos uma noção de um reino para a felicidade ou infelicidade pós-morte"

Visto que nos somos um grupo de ricos meninos e somos mortos todos os Domingos pelo nosso comandante não dei assim um erro tão grave

Meu amigo eu agora aprendi com o grande fdp do Sócrates ele nunca mente diz sempre a verdade mas da maneira que lhe interessa !!!!!


DZ

Carlos Miranda disse...

Meu deus tanta dor de COTOVELO...
e muita água na boca.
Resumo do passeio excelente 5*.
Dia bem passado com grandes amigos 5*.
Vais vezes para repetir. Obrigado

0000 disse...

Em nome pessoas e em Nome da Mondimbike agradeço bonitas palavras sobre o BTT Rota Mel e disponibilizo-me aquando da vossa visita de vos acompanhar e de vos oferecer os banhos.

Atenciosamente

Duarte Martins

Paulo Vieira disse...

Obrigado Duarte! Parabéns pelo dia fantástico que nos proporcionaste, até breve!

Abraço

Paulo Vieira

jmcarnei disse...

Duarte, eu não fui, mas deixa estar que as gente leva uns dodot's. oferece mas é a bola e o mel que me parece que farão mais falta.
desculpa o abuso.

membro do pelotão, não menino rico como o gajo das novas oportunidades mais acima

marca essa coisa que a gente vai (se puder e não chover)